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EU QUERO PARTICIPAR! O QUE DEVO FAZER?
Entre em contato com o responsável do Grupo Escoteiro INCONFIDENTES e agende uma visita.
- 34 99678 9390 (watsapp do grupo)
e-mail do grupo: gei015mg@gmail.com 
Outros contatos: 
- Insta do GEI: @grupoescoteiroinconfidentes
pu4rem@gmail.com (Chefe Rosely - Diretora Presidente)

GRITO DO GRUPO
Grupo Escoteiro Inconfidentes,
Bravo, forte e valente.
Juventude unida pra valer,
Escoteiro até morrer.
Somos o G.E.I.,
Sempre alerta pra Servir.
Uma vez escoteiro, 
Sempre Escoteiro,
Um por todos,
Todos por um.
Sempre Alerta!!!
Melhor... Possível!!!

1) O LENÇO DO GEI

O Símbolo
O nosso símbolo é um triângulo que representa o pedaço de Minas Gerais onde fica a nossa cidade, no Triângulo Mineiro. Formado por uma corda unida pelo nó de forca que lembra a forca do maior dos Inconfidentes – TIRADENTES - que representa a fraternidade Escotista Universal.
No Interior deste triângulo acha-se uma Flor de LisSímbolo do escotismo mundial, representada ainda pelas formas que tem as sete colinas de Uberaba, inseridas na parte superior, centro esquerdo e direito, as letras L, I e F que revelam os ideais da Revolução Francesa dos Inconfidentes e do Escotismo Liberdade, Igualdade e Fraternidade.

As Cores
O Branco simboliza a paz, a serenidade e a pureza que todos devem cultivar, lembra ainda o nome de nossa terra de origem indígena UBERABA, literalmente quer dizer, ÁGUAS CLARAS E BRILHANTES.
O Verde que representa a nossa maior riqueza no Vale do Rio Grande e simboliza também a esperança que todos devemos manter viva em nossas almas.

2) EMBLEMA ESCOTEIRO


3) A FLOR DE LIS

 
O símbolo do escotismo não foi escolhido à toa por B.P. ele tem a sua simbologia e história.
 “O emblema Flor de Lis, símbolo de paz e pureza. A história da Flor de Lis enquanto emblema remonta há muitos séculos atrás, senão mesmo milhares de anos. Na Índia antiga, simbolizava a vida e a ressurreição, enquanto que no Egito era um atributo do deus Horus, cerca de 2000 anos antes de Cristo. Alguns anos atrás, enquanto era ajudante de campo no meu Regimento, descobri que alguns jovens recrutas eram pouco melhores do que rapazes meio educados. Após alguns anos, quando comandava um esquadrão de cavalaria na Irlanda, treinava os meus homens a serem exploradores, para além dos seus deveres ordinários de combater nas fileiras.
Ensinei-os a encontrar o seu caminho através de territórios desconhecidos lendo e desenhando mapas e redigindo relatórios daquilo que tinham visto cada homem por si, de noite e de dia; a atravessar rios com os seus cavalos, cozinhar a sua comida, seguir rastos e a manterem-se camuflados enquanto observavam o inimigo. Pensei que algum mérito lhes era devido e consegui autorização do Departamento de Guerra para conceder a cada homem que se qualificasse como explorador, um emblema que o distinguisse.
Escolhi a Flor de Lis, que apontava no norte nas bússolas, pois, tal como o compasso, estes exploradores podiam mostrar o caminho certo para atravessar um território desconhecido" (BP).

4) PRINCÍPIOS DO ESCOTISMO
A Organização Mundial do Movimento Escoteiro define como Princípios do Escotismo:

*  Dever para com Deus (crença e vivência de uma fé, independentemente de qual seja);
*  Dever para com os outros (participação na sociedade, boa ação, serviço ao próximo);
* Dever para consigo próprio (crescimento saudável e auto desenvolvimento).

5) MÉTODO ESCOTEIRO
ACEITAÇÃO DA LEI E DA PROMESSA ESCOTEIRA
Todos aqueles que querem fazer parte do Movimento Escoteiro devem aceitar a Lei e a Promessa Escoteira, e o fazem voluntariamente, pois ninguém é obrigado a ser Escoteiro. Aceitar a Lei e a Promessa significa prometer vivenciá-las, assumir um compromisso de vida, um código de ética e de comportamento. Ninguém é obrigado a aceitar a Lei e a Promessa, mas a partir do momento que o faz espera-se um esforço para observá-las. 
APRENDER FAZENDO
O Escotismo prega o aprendizado pela prática, pela ação, valorizando o treinamento para a autonomia baseado na autoconfiança e iniciativa, desenvolvendo os hábitos da observação e dedução.
Não usamos aulas para transmitir informações ou impingimos aos jovens 
VIDA EM EQUIPE 
A vida em equipe significa a integração a pequenos grupos, que são as unidades de trabalho nas Seções. O pequeno grupo possibilita a descoberta progressiva de responsabilidade e prepara o autocontrole, por meio da disciplina consciente assumida voluntariamente além de desenvolver a capacidade tanto para liderar quanto para cooperar. 
Nos Ramos Escoteiro e Sênior este ponto é aplicado sob o nome de Sistema de Patrulhas. 
ATIVIDADES PROGRESSIVAS, ATRAENTES E VARIADAS   
As atividades são o elemento que dispomos para atrair os jovens no Movimento Escoteiro. Para tal, é necessário que se atendam aos anseios, as características e necessidades de cada faixa etária. As atividades definidas, programadas com a participação dos jovens de acordo com cada Ramo, asseguram seu interesse e seu envolvimento. Eles vão ao Grupo para se divertir e nós utilizamos as atividades para ajudá-los na sua auto-educação.

As atividades devem ser programadas de maneira progressiva não somente em duração, mas em termos de exigências de técnicas, habilidades e amadurecimento e de oferecer aos jovens desafios e aventuras de acordo com a sua evolução no Grupo, ou vivência dos diferentes Ramos. 
As atividades devem ser atraentes e variadas. Elas serão atraentes quando afinadas com os desejos e necessidades dos jovens.  
As atividades escoteiras compreendem jogos, capacitação em técnicas úteis estimuladas por um sistema de distintivos, a vida ao ar livre e em contato com a natureza, a interação com a comunidade, a Mística Escoteira e o Ambiente Fraterno.
DESENVOLVIMENTO PESSOAL COM ORIENTAÇÃO INDIVIDUAL
O chefe escoteiro deve acompanhar o desenvolvimento de cada jovem individualmente. Deve identificar suas qualidades e deficiências para melhor orientá-lo e criar oportunidades para que ele se supere. Manifestar interesse pelas coisas que ele faz, gosta, oferecer ajuda e orientação são alguns passos para conquistar a amizade do jovem.
Portanto, o chefe deve considerar a realidade e o ponto de vista de cada jovem, identificar as potencialidades de cada um e dar o exemplo.
Individualmente, muitos desses pontos são ferramentas de outras formas de educação. Mas no escotismo eles fazem parte de um todo, tornando os Métodos escoteiros único.
Os elementos atuam como uma rede, e podem ser visto singularmente como:
* Cada um tem uma função específica;
* Interação de cada um reforça o mesmo;
* Contribuí para toda proposta a ser atingida.
Uma importante característica do sistema é a sinergia criada, o efeito do sistema é muito maior do que um elemento sozinho. Cada elemento do Método tem função educacional; cada elemento completa o impacto do outro. Se algum elemento se perde ou não é utilizado propositadamente, o sistema não pode servir para a proposta inicial - o progressivo e holístico desenvolvimento do jovem.
O Método Escoteiro foi desenvolvido para estimular o desenvolvimento do jovem para além dos anos de escotismo. Isso significa que funciona para todos os jovens mesmo que ele tenha oitenta anos.
Pode parecer que há um erro, uma pessoa não pode estar fisicamente em contato com o mundo natural e dando suporte a um hospital, mas ela pode sim conter elementos da natureza como um plano de fundo, ou mesmo presente utilizando métodos que não deteriorem a natureza, por exemplo.

6) O HOMEM E A MULHER QUE PRETENDEMOS OFERECER À SOCIEDADE
Desejamos que os jovens que tenham sido Escoteiros
façam o seu melhor possível para ser:
Um homem ou uma mulher reto de caráter, limpo de pensamento, autêntico em sua forma de agir; leal, digno de confiança.
Capaz de tomar suas próprias decisões, respeitar o ser humano, a vida e o trabalho honrado; alegre, e capaz de partilhar sua alegria.
Leal ao seu país,mas construtor da Paz, em harmonia com todos os povos.
Líder a serviço do próximo.
Integrado ao desenvolvimento da sociedade, capaz de dirigir, de acatar leis, de participar,consciente de seus direitos, sem se descuidar de seus deveres.
Forte de caráter, criativo, esperançoso, solidário, empreendedor.
Amante de natureza, e capaz de respeitar sua integridade.
Guiado por valores espirituais, comprometido com seu projeto de vida, em permanente busca de Deus e coerente em sua fé.
Capaz de encontrar seus próprios caminhos na sociedade e ser FELIZ.

PARTICIPE

PARA SER UM ADULTO VOLUNTÁRIO DO MOVIMENTO ESCOTEIRO...

QUAL O PROPÓSITO DO MOVIMENTO ESCOTEIRO?
Contribuir para que os jovens assumam o seu próprio desenvolvimento, especialmente o do caráter, ajudando-os a realizar suas plenas potencialidades físicas, intelectuais, sociais, afetivas e espirituais, como cidadãos responsáveis, participantes e úteis em suas comunidades.
É um movimento de jovens com a colaboração de adultos voluntários, sem vínculos político-partidários, que valoriza a participação de pessoas de todas as origens sociais, raças e crenças, de acordo com o Propósito, os Princípios e o Método Escoteiro concebidos pelo Fundador Baden-Powell.
COMO POSSO PARTICIPAR?
O Escotismo conta com trabalho voluntário de adultos com mais de 18 anos, mesmo sem qualquer experiência anterior.
O adulto pode participar atuando em diferentes funções necessárias para o funcionamento de um Grupo Escoteiro.
Escotista – É o chefe escoteiro, sua atuação é direta com os jovens;
Dirigente – Atua na administração e apoio de um Grupo Escoteiro;
Formador – Atua na capacitação de adultos voluntários.
Como Escotista a atuação é direcionada para um dos 4 Ramos do Movimento Escoteiro: o Ramo Lobinho, o Ramo Escoteiro, o Ramo Sênior e o Ramo Pioneiro.
A União dos Escoteiros do Brasil – UEB possui um sistema de treinamento que capacita o adulto a atuar como Escotista, Dirigente ou Formador, sem prejuízo de sua vida profissional ou familiar.
QUAIS OS RAMOS DO ESCOTISMO?
Crianças de 6,5 a 10 anos que querem descobrir e entender o sentido das coisas. Toda esta fase é desenvolvida em torno do “Livro da Jângal” de Rudyard Kipling, resumido em “Mowgli, O Menino Lobo”, com o objetivo de contribuir no processo de socialização que as crianças dessa idade vivem. Este é o Ramo Lobinho.
Os jovens de 11 a 14 anos participam do Ramo Escoteiro . É o período de busca novos territórios, aventuras com os amigos, utilizando um sistema de equipes e o encontro com a natureza.
Em seguida, já adolescentes, eles passam para o Ramo Sênior , em que será trabalhada a formação da identidade do jovem. Participam os que têm entre 15 e 17 anos. O principal aspecto neste Ramo é o desafio da auto-realização. Incentivando as atividades aventureiras, de serviço comunitário, sociais e culturais.
Finalmente, o Ramo Pioneiro compreende a fase jovem-adulta do Movimento e vai até os 21 anos de idade. É quando o jovem busca alcançar a completa autonomia e dá-se ênfase no seu processo de integração com o mundo adulto, privilegiando sobre tudo o serviço à comunidade, como expressão da cidadania.
A motivação que atrai os jovens à ação é: a diversão para o Ramo Lobinho, a aventura para o Ramo Escoteiro, o desafio e a superação para o Ramo Sênior, e o serviço para o Ramo Pioneiro.
O QUE SE ESPERA DE UM CHEFE ESCOTEIRO?
Simplesmente homens e mulheres de boa vontade, adultos e jovens adultos, que possuam maturidade e equilíbrio pessoal; e que gozem de liberdade para inovar porque conhecem o método escoteiro, são capazes de compartilhar um projeto para o futuro, sabem motivar e gerar compromissos e estão conscientes de que são responsáveis pela execução de uma tarefa educativa em benefício dos jovens, em cujo desempenho eles se desenvolvem como pessoas.
A HISTÓRIA DO ESCOTISMO
O fundador do Escotismo é o inglês Robert Baden-Powell ( BP ), autor do livro “Aids for Scouting”, onde ele dava dicas de acampamento e contava sobre suas experiências na África e na Índia como General do Exército Britânico. Ao notar o grande interesse que os jovens demonstravam por esse livro, Baden-Powell construiu toda a idéia do Escotismo ( Scouting, em inglês ). Logo, escreveu o livro “Scouting for Boys”, que até hoje é considerado a principal publicação e marco da fundação do Movimento Escoteiro. O primeiro acampamento escoteiro ocorreu em 1907. No Brasil, somos uma organização não governamental, sem fins lucrativos, atuando na formação de jovens como instituição de educação não-formal desde 1910.

2 comentários:

  1. Sempre Alerta!!!
    Queridos e Queridas participantes do 15º GEI. Como fundador deste MONUMENTAL GRUPO ESCOTEIRO, sinto uma grande emoção quando visito esta página. Saudades e grande lembraças esvoaçam em minha mente dos grandes momentos que dividi e compartilhei com todos. Minha maior satisfação é ter a certeza que ainda há pessoas com Resiliência em manter este Grupo atuante até os dias de Hoje...
    Parabéns a todos que ficaram a frente desde então. São pessoas BALUARTES que merece meu respeito.
    Saudades Eternas.. Chefe Nivaldo...

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  2. Venha nos visitar chefe Nivaldo.

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